Um novo recurso do Instagram, em teste há algumas semanas, está sendo liberado aos poucos para usuários de Android e iOS. Trata-se do álbum de fotos, semelhante ao que é feito no Facebook.

Na nova função, o usuário pode escolher até 10 fotos ou vídeos para compartilhar uma experiência (viagens, ensaios fotográficos, projetos), selecionando-os e publicando em uma única postagem, sem ter que publicar uma foto por vez. Ainda dá para organizar a ordem das fotos e editá-las com filtros de sua preferência. Para postar, é só fazer da forma que já conhecemos, como se fosse uma única foto.

Quando alguém acessar o seu Instagram, o álbum aparece com pequenas fotos em sequência. A pessoa deve clicar e arrastar as fotos para o lado, podendo curtir e comentar da mesma forma que já era feito antes. As curtidas e comentários para o álbum aparecem em um único feed para todas as fotos e vídeos.

O recurso lembra muito o que é feito no Facebook e no extinto Orkut, quando o mesmo limitava o número de fotos publicadas por pessoa. Com a nova funcionalidade, ficará mais fácil compartilhar com os amigos suas experiências, sem o trabalho de postar apenas uma foto por vez.

Outro aplicativo que recebeu uma atualização e está dividindo opiniões é o Whatsapp. A nova função lembra muito o Snapchat: agora, você pode enviar fotos ou vídeos que ficam online 24 horas e apenas seus contatos poderão visualizar suas pequenas histórias.

As histórias ficam na aba “status”, e lá você pode enviar fotos, vídeos ou gifs e ainda ver as atualizações das pessoas que constam na sua lista de contatos. Para ver as atualizações dos seus amigos, basta clicar na foto de perfil deles e aparecerá a história. Inclusive, antes de postar uma imagem, você poderá editá-la com emojis, pequenos textos e desenhos feitos “à mão”.

Depois de inovar com as histórias no Instagram, que acabou até sendo mais atrativo que o próprio Snapchat, mais uma atualização divide opiniões entre os usuários. Qual será a próxima?

Texto: Robson (Estagiário da iFriends Comunicação Digital)
Fonte da imagem: www.google. com.br