Nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Whatsapp (onde temos também as famosas “correntes”), há uma alta disseminação de notícias falsas, normalmente sobre os assuntos que estão mexendo com os internautas no momento – celebridades, política, futebol, polêmicas em geral. Acontece que, muitas pessoas, na maioria das vezes sem verificar ou ao menos ler a matéria, acabam compartilhando e espalhando esse conteúdo, deixando mais pessoas com a informação falsa na cabeça, podendo gerar até prejuízos e na pior das hipóteses, tragédias.

Pensando nisso e vendo muitas pessoas se conscientizando, o Google lançou uma ferramenta em que é possível identificar as notícias para verificar se são verídicas ou não. O Fact Check, nome dado a ferramenta, irá etiquetar as notícias no buscador, e já está funcionando desde 07/04 em todos os idiomas e dentro do buscador, já que antes funcionava apenas em alguns idiomas e somente na aba de “notícias” do Google. As instituições responsáveis pela verificação são: Aos Fatos, Agência Lupa e Agência Pública.

Num primeiro momento, alguns links não terão a checagem e outros podem até convergir, pois são três verificações diferentes, mas já servem de base para os internautas saberem o que deve se dar crédito e o que não merece atenção. De qualquer forma, a melhor maneira, ainda, de acompanhar uma notícia, com a certeza de sua veracidade, é em portais, jornais online ou blogs confiáveis e tradicionais no ramo.

Texto: Robson – iFriends Comunicação Digital.
Fonte: Olhar Digital
Foto: Divulgação/Google