A internet é uma ferramenta incrível para que possamos facilitar nossos trabalhos diários, e com a evolução da ferramenta nos últimos anos, tornou possível realizar várias coisas que até então era uma quase exclusividade das grandes empresas mundo afora. É uma ferramenta que deixou a concorrência menos desigual.

Porém, trouxe também algumas ações que banalizaram coisas essenciais e que necessitam de experiência para ser realizada, como o Logo da empresa.

O logo é a identidade visual, a “cara” da empresa, o fator identificador que faz com que os clientes, ao olharem a imagem, remetam imediatamente à empresa. Afinal, com ela você define:

  1. Ramo de atividade;
  2. Foco;
  3. Como trabalha;
  4. Estilo de trabalho.

A necessidade de que seja uma peça única é tão importante quanto o próprio nome da empresa.

Vamos à descrição das denominações e diferenças que são bem importantes:

LOGO – ELEMENTO DE DESIGN QUE PODE INCLUIR NOME, SÍMBOLO OU MARCA PARA REPRESENTAR A ORGANIZAÇÃO OU PRODUTO;

LOGOTIPO – ARRANJO DE LETRAS QUE FAZ COM QUE AS EMPRESAS SEJAM FACILMENTE RECONHECIDAS;

SÍMBOLO – DESENHOS AVULSOS USADOS NA IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESAS;

LOGOMARCA – NÃO EXISTE!

Agora com isso claro, vamos continuar a linha de raciocínio.

FONTE; www.google.com

O porquê falamos que a criação do logo é tão importante e não dá pra ser desconsiderado e principalmente, não deve haver economia financeira na criação da mesma? A resposta é simples.

Porque é ela que fara com que o seu cliente reconheça seu negócio!

Empresas que possuem um logo com características que transmitam similaridade com a imagem do seu produto, são mais facilmente lembradas na tomada de decisão no ato da compra. O logo que transmite essa identificação, passa ao cliente uma maior confiabilidade, que garante ao cliente a segurança que ele tanto quer ao comprar.

Óbvio que não é o principal fator, mas influencia sim na hora da compra, devido ao bom posicionamento estratégico.

Logo padrão, como as milhares de opções disponíveis na internet, tem o problema de não transmitir essa identificação e também não podem ser registradas como legitima, uma vez que já fazem parte de banco de imagens disponível em sites.

Sem dizer no risco de ter um logo parecido usado em uma outra empresa do mesmo ramo ou pior, de um ramo totalmente diferente do seu, só porque economizou na hora de escolher a sua marca.

Invista, estude, pegue referências, mas contrate uma agência ou um profissional que faça um serviço autoral e que possa mais tarde registrar e legitimar a propriedade do mesmo. Esses profissionais estudarão, vão dedicar horas de trabalho em cima daquilo que será a identificação da sua empresa do mercado.

Tenha certeza de que esse logo será a sua cara e do seu negócio. Costumamos dizer que tem que emocionar para ser a certa e isso faz sentido.

Afinal, já que você coloca a sua vida para o seu negócio dar certo, crescer e prosperar, por que não começar pelo logo?