O ano de 2017 será ótimo para quem trabalha com mídias digitais: ele irá superar a compra de mídia em TV no próximo ano, com um Market share aproximado de 40%, enquanto a TV ficará com 36%, segundo a IPG Mediabrands Magna.

É de conhecimento dos profissionais da área de comunicação que o investimento em mídias off-line são milionários, se comparados aos meios digitais, que são, por muitas vezes, mais eficientes e com menos custos. Porém, mesmo com o aumento de compra dos meios digitais em 2017, a TV ainda será dominante como preferência de veiculação. O que pode definir como as coisas irão ficar, será o desenvolvimento político e econômico do país.

Um dos meios que continuará sendo destaque é o mobile pois, as empresas estão se adaptando as novas rotinas e hábitos do consumidor moderno, ficando na memória e agregando valores, dando maior relevância e alcançando maior simpatia do cliente.

Os valores investidos em 2017 nas áreas online e off-line serão bem expressivos: estima-se cerca de US$ 202 bilhões em online, enquanto a TV ficará com US$186 bilhões no mundo todo.  A expectativa da IPG é que até 2021, o meio digital obtenha um Market share de 50%, com movimento de US$500 bilhões, enquanto a TV continua diminuindo, com Market share de 33% e US$195 bilhões.

O que as empresas vêm fazendo é fundindo os orçamentos de off-line com online. Os custos em televisão ficaram mais altos, consequentemente, tiveram que repensar sua estratégia de branding, fortificando sua presença online e mantendo a comunicação integrada com a televisão. Ainda falta um pouco para que “confiem” nos meios digitais como uma forma de manter sua marca na mente das pessoas, uma vez que as mídias off tem um apelo maior, porém, o meio digital está cada vez mais forte e influenciando as novas gerações de consumidores.

Texto: Ana Carolina Lins – Assistente de Atendimento  da iFriends Comunicação Digital.