Há alguns dias, saiu em alguns portais a notícia que, na Rússia, há uma máquina semelhante àquelas de refrigerante, só que vendendo uma coisa inusitada: likes no Instagram. A máquina foi descoberta pelo jornalista Vasily Sonkin e a informação foi divulgada no site cnet.com. A máquina funciona assim: o usuário compra um pacote com likes para as suas fotos no Instagram. Por exemplo, um pacote com 100 likes custa 100 rublos, que equivalem a aproximadamente R$ 5. Além disso, a pessoa também pode imprimir fotos na hora, uma vez que a máquina está atrelada à rede social russa VK.

A questão nisso tudo é: até onde vai a nossa gana por likes nas redes sociais? Será que estamos deixando de viver a vida real para vivermos de posts? Outra questão importante, principalmente para empresas: o número de likes na sua página é muito mais importante que os seus clientes comentarem, participarem, se envolverem com a marca, ou seja, gerar engajamento? Muitas empresas acabam caindo no conto de comprar likes no Facebook, por inúmeros motivos.

Porém, o grande problema é que as pessoas “compradas” muitas vezes não são as verdadeiras interessadas no produto ou serviço, e até nem sabem que estão curtindo tal página, e o resultado disso é pouco engajamento nos posts, o que acaba ficando muito estranho e a página vai perdendo relevância. Quanto à vida pessoal, vale mesmo a pena lutar para ter mais 100 likes (muitos de desconhecidos) em uma foto, mas não viver as coisas boas da vida longe da tela do celular, com pessoas queridas de verdade? Não importa se você é pessoa física ou empresa, saiba que é muito melhor despertar o interesse das pessoas, seja em redes sociais ou não, pelo que você é e oferece, e não por números contabilizados na sua página ou foto.

Para a sua empresa, uma boa gestão de redes sociais será muito mais certeira, mesmo que seja um pouco mais devagar, do que uma rápida compra de likes, apenas para visitantes visualizarem e talvez se impressionarem.

Texto: Robson iFriends Digital
Fonte: https://extra.globo.com/
Fonte das imagens e vídeo: http://www.hypeness.com.br