Sabemos que todas as grandes empresas investem pesado em Marketing Digital. Sabendo da importância dessa ferramenta, e também pelo fato de ter subsídios financeiros para poder investir na área. Mas e as pequenas empresas? Vale a pena investir em Marketing Digital, mesmo com a crise econômica e tendo outras necessidades? Podemos assegurar que sim!
Se para uma grande empresa, o objetivo é justamente seguir grande, reconhecida e fidelizando mais e mais clientes, para as empresas menores, o objetivo é deixar de ser pequena e obter reconhecimento e o conhecimento da marca por parte de novos possíveis consumidores.
Mas quais os principais recursos que um administrador de uma micro empresa pode utilizar dentro do marketing digital? Vamos a algum deles:
Garantir uma forte presença na internet: Acreditem, é possível fazer isso com poucos recursos.
Estima-se que mais de 60% da população brasileira esteja na internet, consumindo conteúdo, acessando redes sociais ou pesquisando, seja o que for. Chegar até essa parte significativa da população e torna-los possíveis clientes são uma arma poderosa que as pequenas empresas podem sim aproveitar. Reservar um determinado dinheiro do caixa para investir em Google marketing pode gerar muitos lucros em longo prazo.
Estar sempre ativo e gerando conteúdo em todas as redes sociais também é fundamental, além de manter o site sempre atualizado, com conteúdo otimizado e apresentando os produtos da forma mais atraente possível.
Outro diferencial para ter um investimento em marketing digital, mesmo ele sendo mais enxuto é: estar à frente das concorrentes! Imaginando que outras pequenas empresas não querem investir nesse tipo de marketing, até pelo fato de estarem preocupadas com outras necessidades, fazer um pequeno investimento em marketing digital para obter lucros a frente é sim um diferencial, tornando sua empresa mais visível, e consequentemente chamando mais consumidores.
Outra ideia interessante que muitas vezes é deixada de lado é: investir em redes sociais menos populares/conhecidas. Sabemos da importância das redes sociais, já falamos sobre isso aqui. Facebook, Instagram, Twitter,etc… Mas cada vez mais novas redes vem surgindo, e é importante estar atenta a elas. Até mesmo as menos utilizadas, como o Snapchat, Vero e WeChat. Estar atuando em todos os campos é fundamental, requer atenção e pouco dinheiro!
Vale lembrar que, mesmo com esse investimento em marketing digital, é sempre bom se utilizar no marketing ‘’tradicional’’ ainda mais em uma empresa que além de pequena, é nova. Flyers, telemarketing, prospecção nas ruas, etc… Ainda é, mesmo nesse meio digital, um diferencial. É necessário ter esse contato ativo com potenciais consumidores de uma forma direta.
É importante salientarmos que cometer loucuras financeiras com um baixo orçamento nunca é saudável, mas separar um valor, pequeno que seja, para investir em marketing é mais do que um diferencial, é uma questão de sobrevivência no mercado. Não fique pra trás e seja visível!