O Facebook iniciou uma fase de testes de assinatura para páginas de sites de notícias. A ideia é proporcionar aos veículos a opção de cobrar pelas notícias veiculadas pelo Instant Article, aquelas que abrem diretamente no Facebook, sem necessidade de acessar um site externo.

O projeto Facebook para Jornalismo, lançado em janeiro de 2017, que tem o objetivo de estreitar os laços entre a rede social e a indústria de notícias. Além de valorizar o trabalho jornalístico, a iniciativa permite que os veículos de comunicação gerem receita a partir das notícias publicadas na rede social e também combate o “fake news”.

Por enquanto, apenas usuários do sistema Android participarão do teste e somente algumas empresas de comunicação parceiras nos Estados Unidos e Europa, como o The Telegraph e o The Washington Post, poderão iniciar a cobrança.

 

O novo recurso pode funcionar de duas formas: na primeira, as dez primeiras notícias mensais serão gratuitas e, ao tentar acessar a 11ª, o usuário será convidado a fazer a assinatura; na segunda, os próprios veículos escolherão as notícias que serão gratuitas e as que serão pagas. Toda a renda gerada pelas assinaturas será direcionada aos veículos de comunicação.

Por enquanto, os usuários de iPhone não precisam se preocupar com a cobrança. A empresa ainda não entrou em acordo com o Facebook pois, atualmente, recebe até 30% de todas as assinaturas vendidas dentro do aplicativo para iOS e, no novo modelo do Facebook, a empresa perderia essa receita. Até lá, apenas os usuários Android poderão se deparar com o paywall, método de cobrança das notícias.

 

Fonte do texto: Techtudo
Fonte da imagem: Techtudo e www.google.com
Texto: Robson (iFriends Comunicação Digital)