A internet vem revolucionando a maneira como nos comunicamos. Seja para compartilharmos o que estamos sentindo, para conversar com alguém, para interagir, ou até para vendermos algo.

Dentro desse universo digital, muito se ouve falar em Mídias Sociais e Redes Sociais. Mas, você sabe as diferenças entre eles?

Redes Sociais nada mais é do que a interação entre um grupo de pessoas. Podemos postar um conteúdo poderá ser visualizado, compartilhado, curtido e debatido por um determinado grupo de pessoas. Qualquer interação virtual entre pessoas pode ser considerada uma rede social.

Nela, expomos ideias, fotos, momentos, sensações e qualquer outro conteúdo que acharmos relevantes para que outras pessoas vejam e reajam a isto. Há quem diga que a melhor rede social ainda é uma roda de amigos, frente a frente, mas é inegável que o universo digital veio para facilitar relações e possibilitar interações que poderiam ser bem mais complicadas de ocorrer.

Quando falamos em Mídias Sociais, nos referimos a um conceito mais amplo. Tratam-se de  ferramentas (mídias) para informar ou compartilhar qualquer tipo de conteúdo, de forma descentralizada. Ao contrário das redes sociais, na maioria dos casos, as mídias sociais não são apenas para debater ideias ou compartilhar conteúdos para com outro grupo de pessoas, mas também um canal para distribuição de conteúdo e divulgação de marcas ou produtos.

Fonte: Google

Para ser mais claro, enquanto as redes sociais se limitam aquelas plataformas de interação que tanto utilizamos, como Instagram, Facebook e Whatsapp, no conceito de mídias sociais também entram os conhecidos Blogs, os Wikis e Google Sites, que são ferramentas de páginas da web, relacionadas ou não, de fácil acesso e que podem ser visitadas e editadas por qualquer pessoa, tornando bastante prático para seus usuários.

Atualmente, esses termos são muito questionados entre si e também estão em constante evolução. Se as mídias sociais são ferramentas amplas para divulgarmos produtos ou marcas, e a gente utiliza uma rede social para fazer isso, como por exemplo, o Facebook, seria esta rede social considerada uma mídia social? A resposta, nesse caso é: sim! Afinal, estima-se que, hoje, haja três bilhões de usuários de redes sociais no mundo e seria um desperdício não transformar essa ferramenta em uma mídia, na forma mais ampla da comunicação.

Por isso, as redes e mídias sociais são ferramentas poderosas da comunicação, e, mesmo havendo dúvidas sobre o conceito de cada uma delas, devem ser utilizadas de forma inteligente e assertiva.

 

Quer saber como a sua empresa pode melhorar ainda mais a visibilidade na internet? Agende uma visita e te mostramos como  a iFriends vai te ajudar com isso.