O material humano é o que a empresa tem de mais valioso. Colaboradores satisfeitos, motivados e que se sintam a vontade e pertencentes aquele local de trabalho, certamente irão gerar lucros, afinal, são esses colaboradores que fazem o produto. E é por isso que falaremos da importância dessa estratégia, muitas vezes esquecida pelas empresas, o Endomarketing.

Endomarketing, ou marketing interno, são ações de marketing voltadas para os próprios funcionários empresa.  É correto dizer que o setor de Recursos Humanos caminha lado a lado nessa área, pois o RH ajuda a traçar essas estratégias que servem para motivar e incentivar o público interno da organização. E por que o endomarketing é tão importante se raramente ele é lembrado?

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Podemos dizer que a maioria das empresas foca no marketing externo. Tornar seu produto atrativo para possíveis e futuros clientes, inclusive já abordamos essa temática diversas vezes por aqui. Mas pensem comigo: o produto é desenvolvido pelo colaborador da empresa, e um colaborador motivado certamente vai produzir mais, vai produzir melhor, influenciando no resultado final. E é nesse sentido que vem crescendo o conceito do endomarketing.

O investimento nessa estratégia se faz necessária à medida que os funcionários da empresa exercem uma influência grande dentro da própria empresa. São eles que conhecem o processo, que vivem o dia a dia, que no final de suas jornadas irão comentar com seus amigos e familiares o quanto se sentem bem trabalhando onde trabalham. É importante também, como foi falado no inicio, que o RH da empresa esteja atento às necessidades desses colaboradores, para que se possam desenvolver estratégias de marketing devidas a cada tipo de situação.

Outro benefício que fica evidente ao se adotar essa estratégia de comunicação interna é a menor rotatividade de colaboradores. Criam-se, assim, funcionários com mais longevidade, que absorve a filosofia da organização e acredita naquilo que faz.

Um dos grandes méritos do endomarketing é criar um ambiente saudável, leve e agradável para o colaborador desenvolver seu trabalho. Imagine que um trabalhador passa, em média, 8 horas no ambiente de trabalho. Se não for um lugar em que a pessoa se sinta a vontade para exercer seu trabalho, isso pode se tornar um sério problema! Com o endomarketing, é possível redobrar a atenção para pequenos problemas que ocorrem em qualquer organização: stress, ruído de comunicação, entre outras coisas, gerando empatia entre os funcionários e um clima positivo.

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Alguns exemplos de ações de endomarketing: palestras motivacionais, eventos festivos, integração entre equipes, treinamentos, prêmios, bônus, etc. Vale entender a necessidade do nosso publico interno, assim como buscamos entender a do nosso cliente. Satisfação gera produtividade!