O desejo de conquistar sua própria autonomia financeira, ter seu próprio negócio e ser seu próprio chefe é tentadora, e em meio à crise que nos assola desde os últimos anos, inovar e empreender acaba sendo uma saída criativa e até necessária dentro deste contexto.

Com praticamente 50% da população brasileira usando ativamente a internet, além de todas as tecnologias de inovação a nosso favor, obviamente empreender sem usar esses canais digitais para ofertar seu produto ou serviço, seria um desperdício de negócio. E é aí que entra uma das grandes tendências para os próximos anos: o empreendedorismo digital.

É importante que digamos que não, não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro rápido e de forma milagrosa, como muitas vezes nos é sugerida em propagandas enganosas. Mas pensar bem no que empreender, como empreender e quais as ferramentas utilizar, é sim um diferencial e pode mostrar resultados práticos. Então qual a diferença entre o empreendedorismo e o empreendedorismo digital?

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Primeiramente, podemos dizer que utilizarmos o digital, neste caso, pode ser mais econômico. Imaginem, por exemplo, a estrutura física necessária para abrir uma loja. Só o aluguel e uma equipe grande, podem gerar custos grandes e um trabalho bastante cansativo. Já no espaço virtual, é possível fazer isso com um custo menor, tendo um leque grande de recursos para ofertar seu produto ou serviço para possíveis consumidores. É prático e econômico!

Também é extremamente importante que se tenha um planejamento bem definido, como por exemplo, qual o mercado que vai atuar. O ideal é que se escolha um nicho de mercado que o empreendedor tenha conhecimento e uma certa experiência. Sair em busca de informações, pesquisar, pegar experiências com quem já empreendeu também se torna um diferencial.

Outro fator determinante para o empreendedor preferir os canais digitais é o alcance que ele terá. Afinal, não há barreiras geográficas para expor o seu produto. Ao contrário da loja ou estabelecimento físico que tem horário de funcionamento, a ferramenta digital estará disponível 24 horas, 7 dias por semana, visível para potenciais clientes.

E por último, mas não menos importante: divulgue sua marca, divulgue seu produto!

Investir em Marketing Digital é uma tendência que só cresce. Para um empreendedor digital, estar presente nas redes sociais, colocar anúncio no Google Ads, se fazer visível em todas as plataformas digitais é fundamental para o crescimento do negócio, independente qual seja a área que você irá empreender. Quer saber mais? Podemos te ajudar!