O Instagram na última semana fez uma atualização no sistema do aplicativo que retirou o número de likes como eram visíveis anteriormente. O processo ainda é um período de testes no Brasil que tenta mostrar uma coisa que sempre pregamos aqui na agência:

– O número de likes em uma publicação não significa absolutamente nada além de números. –

Esse teste visa trabalhar o foco de qualidade em publicações, sejam elas de imagem e/ou textos que trazem um “nem tão novo” conceito de fazer com que os geradores de conteúdo o tenham de fato. Os usuários conseguem ainda saber os números dos seus perfis, porém não conseguem visualizar o de outras pessoas, o que tende a diminuir drasticamente a busca incessante por curtidas, a todo custo (literalmente).

Isso também deve fazer com que a compra de seguidores e páginas com bastante seguidores entre na mira no aplicativo. Na pratica, todos os usuários ganham com isso pois você vai parar de ver perfis russos, árabes e indianos curtindo suas coisas e tendo “influência” numérica.

Sempre pregamos na iFriends a qualidade de conteúdo nas publicações dos nossos clientes e parceiros, isso faz com que o público realmente engaje e seja interessado no seu produto ou serviço. E vamos mais além, você abordar assuntos no entorno desses significa uma geração de conteúdo a mais, sendo assim mais um motivo para que seu cliente preste atenção em você sem que tenha que necessariamente fazer alguma promoção, sorteio e afins (até porque isso demanda periodização e trabalho diferenciado).

Quanto mais informação de qualidade você passar, mais referência sobre determinado assunto você se torna.  É um pensamento um tanto lógico que não tão posto em prática como deveria ser pelas pessoas e empresas. A humanização da comunicação das empresas e instituições já uma realidade bem presente nos conteúdos postados, isso qualifica os trabalhos de uma forma bem interessante de ser analisada, porque você “quebra o gelo” do relacionamento com o seu cliente e abre novas portas para que ele converse mais e se interesse pelo que está falando. Vemos isso com grandes empresas como Magazine Luiza, Casas Bahia, e com empresas em franca expansão de diversos seguimentos.

Essa é a graça do mercado digital, o equilíbrio entre a comunicação das empresas x o gosto do público, isso deixa a disputa de uma forma um tanto igualitária ou menos discrepante. E Prepare-se, pois, mais mudanças deverão surgir em breve. Na internet as movimentações são intensas e rápidas, por isso fique sempre atento!