Já falamos aqui anteriormente da loucura que a pandemia tem causado na economia e no comportamento das pessoas. Era comum o atendimento pessoal, as idas em lojas físicas e o processo de vendas tradicional, que cresceu desde a quebra da bolsa de NY em 1929, quando o mercado teve que se reinventar e a revolução industrial ganhou força.

Nas nossas experiências de mercado, escutamos por diversas vezes:

  • “Ah, mas meu cliente não é de internet”;
  • “Eu nunca venderia na internet”;
  • “Não tem o porque eu atender on-line”;
  • “Não precisa de marketing digital pra vender”, e por aí vai.

Uma infinidade de frases prontas para que a empresa não se modernizasse naquele momento. É lógico que a gente nunca pensa que uma pandemia vá atingir em cheio o mercado e que tenhamos que chegar ao ponto que chegamos. Porém, a realidade mostra uma coisa completamente diferente. Não eram todas as empresas que estavam preparadas para essa crise, muito menos preparadas para chegarem no mercado digital.

E não estamos falando somente em ter redes sociais ou um site com as informações básicas. Falamos de toda uma rede de qualidade no atendimento ao seu cliente, que facilite a vida dele, e que funcione organizacionalmente para fazer com que seu negócio evolua no mercado on-line e, ainda assim, tenha o mesmo alcance a clientes via internet, seja por loja on-line, ou atendimento web.

Tá mas e agora, o que eu faço?

A gente vai indicar o caminho para que você possa colocar o seu negócio no mercado on-line e construir um retorno legal para se recuperar. Vamos lá:

  • Faça um bom site, com as informações e navegação clara e fácil;
  • Crie suas redes sociais profissionais. Evite misturar perfil pessoal e profissional, mesmo que seja profissional liberal;
  • Contrate uma agência de marketing digital para trabalhar junto com você e definir as estratégias. Lembre-se que o trabalho a “4 mãos” rende mais que sozinho;
  • Defina metas REAIS e TANGÍVEIS. Não se trata somente do que você quer, mas de como pode realmente fazer para atingi-las e assim não se frustrará;
  • O cliente se lembra daquele que o atendeu bem, então paciência e detalhes num bom atendimento serão SEMPRE diferenciais positivos.

Esses 5 passos são apenas o começo de um processo de reconstrução e restabelecimento de um trabalho on-line ou até mesmo misto quando retornar ao atendimento “tradicional”. O importante é não parar, já que essa pandemia está servindo para mostrar que o mercado digital veio para ficar e será o futuro. As pessoas tendem a se recolher mais ou preferem receber produtos ou serviços em mãos, sem ter que se sair de casa para isso. É a comodidade e a praticidade regendo o mercado.

Estar no mercado on-line não é mais inovação, mas uma necessidade básica de sobrevivência para as empresas.

Se você ainda não começou, corre que sempre é tempo.

O importante é começar e confiar.

Ah, e conte com a iFriends Digital para construir isso contigo.