Muito se fala em estratégias de marketing para obter sucesso. Mas quais são as melhores? Como saber qual se ajusta mais a minha empresa?

A verdade é que, obviamente, não há uma fórmula secreta para obter resultados positivos e há uma série de variáveis que devemos analisar ao aplicar um determinado tipo de ideia, conceito ou ferramenta. Dentre essas ideias do que se fazer em marketing, existe o Inbound Marketing e o Outbound Marketing, e descobrir qual o melhor modelo para a empresa pode se tornar uma dor de cabeça para qualquer gestor. Mas vamos desbravar cada um desses modelos.

O Outbound Marketing, também conhecido como marketing de interrupção, é considerado o modelo mais clássico, mais tradicional. Há quem diga, inclusive, que é um modelo ultrapassado hoje no nosso meio digital. Mas a verdade, é que grande parte das empresas ainda utilizam e, sim, dá resultado.

Uma das características principais do Outbound é que você precisa ir atrás da informação, ir ativamente atrás do cliente. Anúncios e propagandas em rádios, TV, telemarketing, e-mails de prospecção, jornais, banners, cartazes em paredes nas ruas, tudo isso fazem parte do Outbound Marketing. Podemos defini-lo como tradicional e direto. E engana-se quem pensa que o Outbound não aparece nos meios digitais. Ele está presente lá sim! Provavelmente você já foi interrompido por alguma propaganda enquanto assistia a um vídeo certo? Ou foi bombardeado por pop-ups enquanto acessava uma pagina em um site. É, eu sei, esse modelo de marketing pode se tornar bem irritante quando não há o interesse do consumidor, e é por isso que muitos o consideram ultrapassado.

Fonte: Google

No Inbound Marketing, ou marketing de atração, ocorre um processo bem diferente do Outbound.

Enquanto no Outbound você bombardeia o possível cliente com informações, de forma direta e abrupta, sem ter a necessidade de entender os desejos e anseios do cliente, no Inbound você tem como principal objetivo compreender esse consumidor. A ideia é criar um ambiente atrativo para que o cliente venha até sua marca e seja fiel a ela. Trata-se de conteúdos relevantes e específicos, segmentados, para que o cliente se interesse pelo produto, e nesse ponto, as redes sociais são fortíssimas aliadas a esse modelo.

Se no Outbound o ponto negativo é que o cliente pode se chatear por um conteúdo que ele julga não ser atrativo, no Inbound o ponto negativo fica por conta de que, por ser mais segmentado, pode não atingir um numero grande de potenciais clientes. E isso pode não necessariamente se tornar um problema, já que à medida que você fideliza clientes, pode ganhar muitos outros.

O que podemos observar é que, esses dois modelos ainda funcionam, e descobrir qual deles usar, vai depender da empresa, do tipo de cliente e da necessidade criada. Seja o tradicional, seja o do futuro, seja por interrupção ou atração, definir um bom planejamento é fundamental para qualquer empresa!